Luxemburgo volta ao Fla para reescrever história e evitar "fundo do poço"
O técnico Vanderlei Luxemburgo está de volta ao Flamengo após 15 anos. O comandante assume o time da Gávea pela terceira vez e tem a oportunidade de reescrever sua própria história em seu clube do coração. Seu primeiro objetivo é evitar um vergonhoso rebaixamento, o que seria o "fundo do poço" em sua carreira e em todos os 115 anos da agremiação rubro-negra.
Antes tratado como sinônimo de sucesso no comando dos principais times do Brasil, Luxemburgo vive seu pior momento desde que alcançou o auge. Demitido do Palmeiras em 2009, o técnico viu seu contrato não ser renovado com o Santos no fim da mesma temporada e foi mandado embora do Atlético-MG, menos de um ano depois.
O mau momento do treinador contrasta com o atual vivido pelo Flamengo. Campeão Brasileiro no ano passado, o time rubro-negro vive um inferno astral em 2010 e segue ameaçado pelo rebaixamento no torneio nacional. A crise é tanta que três técnicos passaram pela Gávea - Andrade, Rogério Lourenço e Silas - e nenhum conseguiu resolver.
Vanderlei Luxemburgo retorna ao Fla com a esperança de resgatar o prestígio perdido nos últimos anos, além de enfim triunfar com a camisa de seu clube do coração. Nas duas passagens anteriores, o técnico não conquistou títulos e deixou a equipe com um modesto aproveitamento de 60% dos pontos.
A primeira passagem - 1991:
Treinador em ascensão, Luxemburgo levou o desconhecido Bragantino ao caminho das glórias e ganhou notoriedade com as conquistas do Campeonato Brasileiro da Série B, em 1989, e do Paulista, de 1990. O sucesso lhe rendeu convite de vários grandes clubes do País, entre eles o Flamengo, o que foi prontamente aceito.
Estreou com derrota, foi eliminado da Libertadores e despedido depois de alguns maus resultados, mas montou a base do time que foi campeão carioca em 1991 e brasileiro no ano seguinte. Sua primeira passagem pela Gávea foi encerrada depois de 52 partidas, com 24 vitórias, 14 derrotas e 14 empates - o último deles contra o pequeno Itaperuna, que culminou no adeus do treinador.
A segunda passagem - 1995:
Depois de levantar sete troféus no Palmeiras, entre Rio-São Paulo, Paulistas e Brasileiros, Vanderlei entrou de vez no hall dos grandes técnicos brasileiros. Retornou à Gávea em 1995 para comandar o Flamengo no ano de seu centenário e teve pela frente a missão de ser campeão com um poderoso ataque formado por Sávio, Romário e Edmundo.
Contudo, a segunda vez de Luxemburgo no Fla durou apenas 46 jogos (27 triunfos, 10 empates e 9 derrotas) e a milionária equipe venceu apenas uma Taça Guanabara. O treinador deixou o clube pela porta dos fundos, após atritos com o astro Romário e uma intensa insatisfação da torcida rubro-negra, revoltada com os desempenhos ruins da equipe.
Confira abaixo todos os números de Vanderlei Luxemburgo como técnico do Flamengo, em 1991 e 1995:
Jogos: 98
Vitórias: 51
Empates: 24
Derrotas: 23
Aproveitamento: 60,20%
Vitórias: 51
Empates: 24
Derrotas: 23
Aproveitamento: 60,20%

0 comentários:
Postar um comentário