segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Neymar tem que aprender a lidar com seu "poder", diz psicóloga

Anahy Couto, psicóloga especializada na área esportiva, afirmou que o descontrole do atacante Neymar, do Santos, com seu treinador, Dorival Júnior, na última semana, está ligado à grande importância atribuída ao futebol no Brasil. Ela disse que atletas de ponta como Neymar, sem uma preparação psicológica adequada, chegam a perder "a noção da realidade", pois são extremamente valorizados e muito pouco questionados.

"Existem lugares em que se investe muito na formação do ser humano. Em outros, não. O jogador de futebol em nosso país é muito 'endeusado'. Eles são heróis. E o herói pode tudo", afirmou a psicóloga. "Muitas pessoas não têm coragem de falar não para eles. Eles têm um poder social muito grande", acrescentou Anahy, para quem o excesso de proteção envolve todos que estão à volta do jogador, como companheiros de time, comissão técnica e diretoria.

De acordo com a psicóloga, Neymar não tem que mudar suas características para atingir um equilíbrio. Para ela, valores fundamentais ligados ao ser humano devem ser transmitidos ao jogador. "Respeito, humildade, cooperação, 'saber viver o céu e o inferno', como a gente fala. É fundamental que seja passado isso. Neymar tem um perfil muito criativo e descontraído, mas tem que aprender a controlar as situações. Quando você controla a situação, ela não te controla. Neste momento, Neymar está estrapolando. A situação está dominando ele", disse.

Anahy também afirmou que, caso um trabalho psicológico seja implementado no Santos, uma estratégia deve ser traçada com os líderes do time, para que o grupo trabalhe com vistas a um mesmo objetivo. "Todos vão ter que abrir mão de alguma coisa para o interesse da equipe", acrescentou a psicóloga, que ressalta a importância da participação do técnico Dorival Júnior em todas as decisões a respeito do atacante. "O treinador é o líder máximo do time", afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário